Glossário de Sustentabilidade

Este é o Glossário de Sustentabilidade da Norte Arquitetura e Urbanismo. Ele é atualizado a cada nova publicação de conteúdo técnico e também sempre que julgamos pertinente. Aqui você encontrará todos os termos destacados nos Boletins Técnicos.

Por enquanto não há termos.
Por enquanto não há termos.
Categoria
Conjunto de pré-requisitos e créditos agrupados de acordo com melhoramentos e estratégias comuns a um mesmo tópico. Conjuntos de categorias compõem os diversos sistemas de avaliação do LEED®.

Certificação (ambiental)
Programa – em nosso caso nos interessam aqueles voltados à construção civil – utilizado para avaliar construções em seus aspectos sócio-econômicos e ambientais, considerando parâmetros quantitativos e qualitativos para a medição do desempenho dessas construções. Além do LEED®, que é o mais difundido mundialmente, existem também outras certificações muito conhecidas no Brasil, tais como o Procel Edifica, AQUA e Selo Casa Azul CAIXA. Ver também LEED®.

Ciclo de vida (life cycle)
Corresponde ao período que se inicia com a seleção do terreno e definição do Projeto, passando por todas as suas etapas, até o fim da vida de uma edificação.

Consultor GBC Brasil Casa®
Profissional com conhecimentos comprovados em práticas sustentáveis e que auxiliará os clientes durante o processo para alcançar a certificação Referencial GBC Brasil Casa®. Para se tornar um Consultor GBC Brasil Casa®, o profissional interessado deverá fazer um curso com 2 módulos oferecidos pelo GBC Brasil e ser bem-sucedido na prova de habilidades específicas aplicada em até 3 meses após a realização dos 2 módulos.

Crédito
São unidades que compõem uma categoria e representam objetivos sustentáveis a serem alcançados. As mesmas categorias em diferentes sistemas de avaliação podem possuir créditos diferentes, ou o mesmo crédito com exigências diversas. Todos os créditos possuem as seguintes características comuns: não são obrigatórios, ou seja, a equipe de projeto decide quantos e quais créditos irá buscar de acordo com o nível de certificação que deseja alcançar; valem ao menos 1 ponto (a quantidade de pontos depende do quanto o crédito contribui positivamente para o meio ambiente e o bem-estar humano); possuem objetivo e exigências para alcançá-los bem definidos.
Por enquanto não há termos.
Edificações verdes ou sustentáveis (Green Building)
São edificações pensadas para serem eficientes em todo o seu ciclo de vida, desde a escolha do terreno, projeto, construção, ocupação, operação e manutenção até o seu fim, ou seja, o que será feito com seus materiais se forem demolidas. São projetadas para consumir menos recursos em sua construção, menos energia e água em todo o seu ciclo de vida e para serem ambientes altamente qualificados para o desenvolvimento das atividades humanas.

Eficiência Hídrica [Categoria] (Water Efficiency [WE])
Categoria que considera os usos interno, externo e especializado da água, e a medição desses usos. Todos os seus pré-requisitos exigem redução e eficiência hídrica no uso da água potável, ao mesmo tempo em que os créditos reconhecem a importância do uso de água não potável ou de fontes alternativas.

Energia e Atmosfera [Categoria] (Energy and Atmosphere [EA])
Categoria que contempla pontos como a redução do uso de energia, estratégias de projeto para a eficiência energética, e fontes de energia renovável. Essa categoria é tão importante que, em todos os sistemas de avaliação do LEED dos quais faz parte, ela representa a maior possibilidade de pontuação para a certificação.

Equipe de Projeto (Project Team)
Equipe formada por todos os envolvidos no Projeto, desde os arquitetos, consultores em certificação ambiental, engenheiros das mais diversas áreas, contratantes etc. até aqueles que futuramente serão os responsáveis pela operação e manutenção da edificação e os usuários finais.

Por enquanto não há termos.
GBC Brasil® (Green Building Council Brasil)
Criada em 2007, é uma organização não governamental, ligada ao World Green Building Council que desempenha o papel de promotor local dos conceitos de sustentabilidade para a construção de edifícios verdes. Suas áreas de atuação são: educação, informação, certificação, e relações e fomento.

GBCI®(Green Building Certification Institute)
Criada em 2008 como uma entidade independente com o intuito de dar suporte ao USGBC, o GBCI é a organização responsável pelo processo de certificação LEED e pela aplicação dos exames para acreditar profissionais que queiram tornar-se LEED Green Associates e LEED APs – LEED Accredited Professionals.

Por enquanto não há termos.
Infraestrutura e Edifícios Verdes [Categoria] (Green Infrastructure and Buildings [GIB])
Categoria que propõe medidas para reduzir as consequências ambientais da construção e operação de edifícios e da infraestrutura de um bairro.

Inovação [Categoria (Innovation [IN])]
Categoria que distribui pontos aos Projetos que possuem características inovadoras, propostas por meio de práticas e estratégias sustentáveis. Além disso, o Projeto que possui entre os membros de sua equipe um LEED AP conquista 1 ponto nessa categoria.

Por enquanto não há termos.
Por enquanto não há termos.
LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design)
Programa de certificação ambiental para edificações sustentáveis, que distingue projetos que apresentem alto desempenho em práticas e estratégias as quais comprovadamente contribuem para a minimização na utilização de recursos e para a melhoria das condições ambientais. Para alcançar a certificação LEED, o Projeto deverá cumprir todos os pré-requisitos do sistema de avaliação sob o qual está registrado e um conjunto de créditos que atinja uma pontuação mínima estabelecida nos níveis de certificação.

LEED AP (LEED Accredited Professional) – LEED Profissional Acreditado
Profissional que detém profundos conhecimentos na área de práticas sustentáveis e sobre o processo de certificação ambiental LEED. Para se tornar um LEED AP, o profissional deverá passar nos exames aplicados pelo GBCI: primeiramente, para ser um LEED Green Associate, e em seguida, para ser um LEED AP com especialização. As especializações são correspondentes aos 5 sistemas de avaliação.

LEED BD+C: LEED para Projeto de Edificações e Construção [Sistema de Avaliação] (LEED for Building Design and Construction)
Sistema de avaliação destinado a nova construção ou grande reforma de um edifício verde, pensado holisticamente, considerando todo o seu ciclo de vida e as práticas sustentáveis desde o seu nascimento até seu fim, maximizando benefícios ambientais, sociais e econômicos para a sociedade.

LEED Green Associate
Profissional que possui conhecimentos gerais sobre a certificação LEED e sobre os princípios e práticas de edificações sustentáveis.

LEED HOMES: LEED para Projeto e Construção de Edifícios: Casas e Edifícios Residenciais Multifamiliares de Poucos Andares [Sistema de Avaliação] (LEED for Homes Design and Construction)
Indubitavelmente, a casa é o edifício mais importante na vida de todos e esse sistema de avaliação busca assegurar um ambiente confortável e saudável, com a utilização de materiais seguros e tecnologias que visam à economia de água e energia.

LEED ID+C: LEED para Projeto de Interiores e Construção [Sistema de Avaliação] (LEED for Interior Design and Construction)
Sistema de avaliação que tem como objetivo certificar espaços que possuam uma boa qualidade de ar para seus ocupantes, boa iluminação natural e vistas para o exterior. Ele permite que a equipe de projeto, mesmo que não possua controle sobre todas as operações do edifício, possa dedicar-se ao Projeto de um espaço interno de maneira a torná-lo melhor e mais saudável.

LEED ND: LEED para Desenvolvimento de Bairro: Plano e Projeto Construído [Sistema de Avaliação] (LEED for Neighborhood Development)
Sistema de avaliação pensado para auxiliar na criação de bairros melhores, bem conectados e sustentáveis, considerando a escala do pedestre, a existência de espaços abertos e edifícios verdes. Seu objetivo é abranger no Projeto comunidades inteiras, e não se restringir aos limites de uma edificação.

LEED O+M: LEED para Operações e Manutenção [Sistema de Avaliação] (LEED for Building Operations and Maintenance)
Sistema de avaliação destinado àqueles que pretendem realizar a manutenção e a operação dos edifícios existentes de forma otimizada, econômica e eficiente na utilização dos recursos ao longo do seu ciclo de vida.

Local Inteligente e Vínculo [Categoria] (Smart Location & Linkage [SLL])
Categoria que estimula a seleção de locais considerando a minimização dos efeitos ambientais adversos de um novo empreendimento e tem como finalidade evitar o espraiamento urbano e suas consequências.

Localização e Transporte [Categoria] (Location and Transportation [LT])
Categoria que surgiu pelo desdobramento da categoria Terrenos Sustentáveis e que considera como a infraestrutura e as características existentes da comunidade no entorno do edifício afetam os hábitos dos ocupantes e o desempenho ambiental da edificação. Os créditos dessa categoria relacionam-se à localização do edifício, estimulam o desenvolvimento compacto, os transportes alternativos e a conectividade a comércio e serviços.
Materiais e Recursos [Categoria] (Materials and Resources [MR])
Categoria que busca diminuir a energia incorporada e outros aspectos associados à extração, processamento, transporte, manutenção e descarte dos materiais do edifício, através de uma abordagem do ciclo de vida da edificação que melhore o desempenho e promova a eficiência dos recursos.

Por enquanto não há termos.
Por enquanto não há termos.
Padrão e Projeto do Bairro [Categoria] (Neighborhood Pattern and Design [NPD])
Categoria que enfatiza a criação de bairros compactos, com distâncias na escala do pedestre e com usos mistos com boas conexões com as comunidades próximas.

Pré-requisito
Diferentemente do crédito, o pré-requisito não concede nenhum ponto ao projeto, porém o cumprimento de todos os pré-requisitos referentes ao sistema de avaliação sob o qual o Projeto está registrado é obrigatório e, se não satisfeito, o Projeto se torna inelegível ao LEED. Os pré-requisitos representam as características chave que definem o desempenho de um edifício verde e estão sempre relacionados a uma qualidade, valor, função ou parâmetro estabelecido pelo sistema de avaliação em questão.

Prioridade Regional [Categoria] (Regional Priority [RP])
Essa categoria encoraja as equipes de projeto a focar em prioridades ambientais locais a fim de que possam considerar as particularidades ambientais de cada região.

Processo integrado [Crédito] (Interative Process)
Metodologia que conta com a participação de todos os envolvidos no Projeto, desde a fase de Projeto até à edificação em funcionamento. O Processo Integrado é altamente colaborativo, quebra limites disciplinares, enfatiza conexões e melhora a comunicação entre projetistas e todos os interessados durante todo o ciclo de vida do Projeto.

Programa Mínimo de Exigências (Minimum Program Requirements [MPRs])
São as exigências mínimas que qualquer projeto deve atender para que possa ser elegível ao LEED. Possui 3 objetivos principais: fornecer clara orientação aos clientes, minimizar as complicações que possam ocorrer durante o processo de certificação e proteger a integridade do programa LEED.

Projeto
Conjunto de planos, plantas, orçamentos, cálculos, modelagens, referências etc. necessários para a construção de uma obra. Na abordagem que nos propomos aqui, o Projeto tem um escopo mais amplo que vai desde a escolha do terreno até a entrega da edificação.
Qualidade do Ambiente Interno [Categoria] (Indoor Environmental Quality [EQ])
Categoria que recompensa as decisões da equipe de projeto acerca da qualidade do ar no ambiente interno e do conforto térmico, visual e acústico.
Referencial GBC Brasil Casa®
Criado pelo GBC Brasil, o Referencial é uma certificação desenvolvida para avaliar unidades residenciais considerando o desempenho integrado de suas dimensões sustentáveis.
Sistema de Avaliação (Rating System)
Os sistemas de avaliação são 5 grandes áreas – Projeto de Edificações e Construção (BD+C), Projeto de Interiores e Construção (ID+C), Operações e Manutenção (O+M), Desenvolvimento de Bairro (ND), e Casas e Edifícios Residenciais Multifamiliares de Poucos Andares (HOMES) – que compõem a certificação ambiental LEED, divididas de acordo com os diferentes mercados e as fases de vida de um Projeto. Dentro de cada um destes sistemas de avaliação, há subclassificações mais específicas relacionadas às tipologias de Projeto.
Terrenos Sustentáveis [Categoria] (Sustainable Sites [SS])
Categoria que considera as relações do edifício com seu entorno e trabalha com créditos que enfatizam a relação vital entre edifícios, ecossistemas e serviços de ecossistemas. A categoria SS foca na restauração de elementos do terreno, integrando-o com ecossistemas locais e regionais, e preservando a biodiversidade dos sistemas naturais.
USGBC® (United States Green Building Council)
Criado em 1993, é uma organização internacional sem fins lucrativos que direciona seus esforços para o mercado com o objetivo de fomentar a adoção de melhores práticas na construção civil e a criação de edifícios de alta desempenho. É responsável pela criação da certificação ambiental LEED.
Por enquanto não há termos.
WorldGBC®(World Green Building Council)
Criado em 2002, é uma rede mundial composta por Conselhos Nacionais de Edifícios Verdes, com a finalidade de dar suporte a esses Conselhos por meio de estratégias e ferramentas para que alcancem papel de destaque no que concerne à promoção da construção sustentável em seus respectivos países.
Por enquanto não há termos.
Por enquanto não há termos.
Por enquanto não há termos.